Um Software é um programa de computador, que pode rodar em datacenters, notebooks, celulares, cartões de crédito etc. As empresas usam softwares para os mais diversos propósitos, facilitar o trabalho dos funcionários, ganhar produtividade, criar novos serviços e produtos, reduzir custos e muito mais.
Existem Softwares prontos como "planilhas" e "editores de texto" que atendem necessidades genéricas e por isso são usados em todas as empresas. Mais toda corporação tem características peculiares de negócio, e nestas situações pode ser necessário um software específico para lidar com os desafios do negócio.
Por exemplo, toda Instituição Financeira tem seu próprio software para correntistas abrirem contas e realizar operações financeiras. Órgãos do Governo tem seus próprios softwares para prestar serviços ao cidadão e melhorar a execução do orçamento. Assim como nesses dois exemplos, cada organização terá cálculos e processos específicos no negócio que só poderá ser automatizado com um software produzido exclusivamente para aquele cliente.